Cia Teatro dos Orelhas

| segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Cia Teatro dos Orelhas, núcleo de produção da Cooperativa Paulista de Teatro, se formou em 2004 e vem desde então desenvolvendo projetos ligados a pesquisa de linguagens cênicas. O Unifesp Cultural teve a oportunidade de conversar com a estudante de Filosofia Marília Salles, que está hoje no 4 termo, além dela outra aluna no campus participa do Teatro dos Orelhas, a estudante de História da Arte, Camila Gregório.


Formada integralmente por Guarulhenses, a Cia desenvolve a maior parte dos seus trabalhos na cidade procurando estabelecer um diálogo com outros artistas com o fazer cultural de Guarulhos como um todo. Em 2004 a Cia montou o espetáculo Os Mistério das Janelas, que foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos e que procurava aproximar a linguagem teatral de pessoas que não eram freqüentadores de teatro, trazendo elementos como gestos estilizados e musicalidade da fala. Após um ano de circulação do espetáculo por diversos locais da cidade a Cia foi convidada pela diretora Bernadeth Alves, do Núcleo Cênico Árion, para participarem do projeto 3 em 1: um por (todos)2 por hum!!!. O Projeto ocupou o Teatro FUNARTE de Arena Eugênio Kusnet e teve apresentações teatrais, leituras de textos épicos e seminários, todos buscando uma investigação sobre o teatro épico.

Em 2007 a Cia montou o espetáculo Mariana Conta Quatro, uma adaptação do texto John Gabriel Borkman do dramaturgo Henrik Ibsen. O espetáculo ficou em temporada do teatro Julia Bergman/SP. Em 2007 a Cia participou de um projeto de imersão com o grupo República Cênica em Campinas/SP e iniciou o projeto das peças recreio, aonde os atores iam até a casa do público e envolviam os donos na casa no meio da trama, tornando do anfitrião em personagem principal do espetáculo. No mesmo ano a Cia começou a organizar reuniões entre os artistas teatrais da cidade de Guarulhos, o que até o momento não aconteciam. As reuniões tinham como pauta o fazer teatral na cidade, com questões de produção e de dramaturgia, entre outras questões pertinentes aos aspectos culturais da cidade. No início do ano de 2009 o Teatro dos Orelhas, em parceria com o grupo Teatro da Chuva e com o Grupo Mentecorpos do Balaio, realizou no espaço do campus Guarulhos da Unifesp o Treino Livre de Circo e o espetáculo “Numa Roda” para a comunidade da região de Bonsucesso.

Para o próximo ano o grupo tem dois projetos. O primeiro deles é o projeto de Arte-Educação “Cidades Invisíveis”, desenvolvido em parceria do o grupo Teatro da Chuva, que foi contemplado com o Fundo Municipal de Cultura e que terá inicio no começo do ano de 2010, oferecendo aulas de teatro para jovens da região de Bonsucesso. O segundo é uma montagem do conto “A Ovelha Negra” do italiano ítalo Calvino, autor que vem sendo estudado pela Cia.

Fotos divulgação Teatro dos Orelhas

Veja trechos do espetáculo "Mariana Conta Quatro" no youtube.


Por Daiane Sobreira

0 comentários:

Postar um comentário